Copom reduz Selic novamente; corte de 0,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) reduziu mais uma vez a taxa Selic em 0,50 ponto percentual nesta quarta-feira (30). A taxa passou de 11,75% para 11,25% a.a.

Dessa forma, o Copom dá continuidade ao ciclo de queda dos juros no Brasil, algo que o mercado já esperava amplamente.

O Comite vinha mantendo a taxa em 13,75% desde agosto de 2022, mas o primeiro corte veio na reunião realizada em 2 de agosto de 2023, reduzindo-a para 13,25%.

De lá para cá, a cada reunião o Copom reduziu a taxa em 0,5 p.p, até chegar ao atual patamar de 11,25% a.a.

A decisão desta quarta-feira foi unânime, ou seja, todo os membros do Copom votaram a favor da redução de 0,5 p.p.

Nesse contexto, o Comitê informa que “a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, o que inclui o ano de 2024 e, em grau maior, o de 2025.”.

Além disso, o colegiado já antecipa, em se confirmando o cenário esperado, uma redução de mesma magnitude, ou seja, de 0,5 p.p, “nas próximas reuniões”.

o QUE é a taxa selic e como funciona?

A Selic (Meta) é a taxa básica de juros da economia, influenciando todas as taxas de juros do país, como as dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

Assim, o Copom (Comitê de Política Monetária Nacional), órgão composto por 8 membros – o presidente do Banco Central e sete diretores, se reúne e define a taxa a cada 45 dias. O grupo pode manter, aumentar ou reduzir a taxa.

Por fim, destaca-se que o comitê decide sobre a Selic após realizar extensas análises e projeções, sempre levando em conta diversos indicadores econômicos.

E aí, investidor, o que achou da decisão do Copom?

Cancelar notificações