O Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) reduziu a taxa Selic em 0,50 ponto percentual nesta quarta-feira (2), passando de 13,75% para 13,25% a.a.
A decisão dá início ao ciclo de queda dos juros no Brasil, o que o mercado já esperava amplamente, mas a magnitude do corte surpreendeu boa parte dos especialistas.
O Comite vinha mantendo a taxa em 13,75% desde agosto de 2022. A decisão foi dividida, com 5 membros votando a favor redução de 0,5 p.p. e 4 membros pela redução de 0,25 p.p. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, votou pela maior redução.
Dessa forma o Comitê avaliou a alternativa de reduzir a taxa básica de juros para 13,50%, mas considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto percentual nesta reunião.
Assim, a decisão se deu em função da melhora do quadro inflacionário. Contudo, no comunicado, o Copom reforça “o firme objetivo de manter uma política monetária contracionista.”
TAXA SELIC “META” – O QUE É
A Selic é a taxa básica de juros da economia, influenciando todas as taxas de juros do país, como as dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Assim, é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária Nacional), órgão composto por 8 membros, o presidente do Banco Central e sete diretores. O grupo se reúne cada 45 dias, podendo manter, aumentar ou reduzir a taxa.
Por fim, é bom reforçar, que o comitê decide sobre a taxa após realizar extensas análises e projeções que levam em conta diversos indicadores econômicos.
E aí, investidor, o que achou da decisão do Copom?