Resumo mercado financeiro – 28/01/22

MUNDO

Tendência. Conforme noticiado pelo Decrypt, a gigante de gestão de ativos, Fidelity, entrou com novos pedidos para dois ETFs ligados ao metaverso e à indústria cripto. 

Segundo documentos da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC), os dois ETFs da companhia são: “Fidelity Metaverse ETF” e “Fidelity Crypto Industry and Digital Payments ETF”.

Parceria. A corretora Crypto.com firmou uma parceria com a Lebron James Family Foundation (LJFF), do astro da NBA, Lebron James, para levar educação sobre a Web 3.0 aos estudantes de sua cidade natal, Akron, no estado americano de Ohio.

Anunciado hoje (28), o acordo propõe oferecer educação ligada à cripto e conteúdos sobre Web 3.0 para comunidades carentes e impulsionar inovações e oportunidades de emprego em aplicações descentralizadas (“dapps”).

BRASIL

Petrobrás. A estatal do petróleo (PETR3;PETR4) despenca na bolsa depois que o ex-presidente Lula defendeu que a empresa, ao invés de pagar dividendos aos acionistas, deveria investir mais nas refinarias.

Além disso, Lula voltou a criticar a política de preços adotada pela companhia e disse que ela não deve se atrelar a preços internacionais.

Com isso, PETR4 encerrou o pregão em queda de 4,07% , cotada a R$32,50.

Privatizações: O ministro Paulo Guedes afirmou hoje (28) que os Correios e a Eletrobras (ELET3;ELET6) devem ser as próximas estatais a serem privatizadas.

“Os Correios e a Eletrobras estão na pista para a privatização”, declarou.

Telefonia. Depois de muita volatilidade ao longo do dia na bolsa, ações da Oi (OIBR3) zeram as perdas, após a Anatel marcar uma reunião para o dia 31, com o caso da companhia. O que está em pauta é a compra da Oi Móvel pela TIM, Vivo e Claro.

Fechamento

IBOVESPA – 111.892 pts (0,64%)
DÓLAR – 5,39 (-0,57%)
BITCOIN – 202.929,86 (0,92%)