Taxa média da hipoteca nos EUA atinge máxima em 20 anos

photo of a home exterior

Nesta semana, as hipotecas de taxa fixa de 30 anos nos Estados Unidos subiram para uma média de 6,92% e atingiram um patamar recorde.

O patamar é 0,8 ponto percentual acima do registrado na semana passada. Há um ano, a taxa de 30 anos estava, em média, em 3,05%.

O dado é da Federal Home Loan Mortgage Corporation, empresa de garantias conhecida como Freddie Mac.

De acordo com Sam Khater, economista chefe da agência federal, as taxas retomaram sua alta recorde e atingiram seu nível mais alto desde abril de 2002, há mais de 20 anos.

“Continuamos a ver uma história de duas economias nos dados: o forte crescimento do emprego e dos salários está mantendo os balanços dos consumidores positivos, enquanto a inflação persistente, os temores de recessão e a acessibilidade da habitação estão reduzindo a demanda por habitação vertiginosamente. Os próximos meses serão, sem dúvida, importantes para a economia e o mercado imobiliário”, comentou Khater.

Por fim, desataca-se que as taxas de hipotecas de 15 anos nos chegaram a 6,09% na semana, 1,1 ponto, acima da semana passada. Além disso, a taxa é muito superior aos 2,30% de outubro de 2021.

Cancelar notificações