Rússia e Ucrânia assinam acordo para exportação de grãos

Rússia e Ucrânia assinaram um acordo nesta sexta-feira (22) para permitir a exportação de grãos (trigo, principalmente) através do Mar Negro.

É o primeiro acordo assinado entre os países desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

Ambos firmaram o pacto em Istambul, na presença do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres e do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdo?an, que mediaram a negociação.

A assinatura ajuda a afastar o risco de uma crise alimentar global causada pelo bloqueio naval russo aos portos ucranianos.

Isso porque atualmente a Rússia tem o controle sobre a grande parte das cidades portuárias da Ucrânia e não permitia o livre trânsito na região.

O Secretário-geral da ONU defendeu a importância do acordo durante o evento. Segundo ele, o pacto não busca favorecer nenhum dos dois lados, mas ajudar o mundo que começava a encarar uma crise alimentar.

Por fim, Guterres declarou: “E que não haja dúvidas – este é um acordo para o mundo. Trará alívio para os países em desenvolvimento à beira da falência e as pessoas mais vulneráveis à beira da fome, e ajudará a estabilizar os preços globais dos alimentos”.

Cancelar notificações