Prazo médio para abrir uma empresa fica abaixo de 24h pela 1ª vez na história

laptop on table top

O prazo médio para abrir uma empresa no Brasil caiu para 23 horas ao final de agosto. É a 1ª vez na história que este tempo médio fica abaixo de 1 dia.

O dado representa queda de 17 horas (42,5%) frente ao primeiro quadrimestre do ano. Enquanto isso, a redução foi de um dia e 17 horas (64,1%) comparado ao segundo quadrimestre de 2021. 

A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, divulgou os dados na última sexta-feira (9) por meio do “Painel Mapa de Empresas

A queda no tempo médio necessário para abrir uma empresa é ainda mais acentuada quando observada a evolução da série histórica.

Em relação ao início de 2019, a redução foi de quatro dias e 10 horas (82,2%). Ou seja, atualmente é preciso menos de um quinto do tempo em relação ao início dos registros sobre esse indicador.

Além disso, a meta foi atingida antes do previsto. O governo federal tinha a meta de alcançar um tempo médio de menos de 24 horas até janeiro de 2023.

Imagem: Painel Mapa de Empresas / Sepec

Os dados sobre o prazo médio contemplam o tempo médio de consulta prévia de viabilidade e o tempo médio de registro da empresa.

Por etapas, a distribuição do prazo médio fica assim: 14,4h em média para a consulta prévia de viabilidade e 8,8h em média para o registro da empresa.

Por fim, segundo os dados do Mapa de Empresas, até agosto de 2022, há no Brasil 20,1 milhões de empresas ativas.

Em agosto foram abertas 368 mil novas empresas, sendo que 71,1% foram abertas em menos de 24h.

.

Cancelar notificações