Payroll: EUA cria 339 mil empregos em maio

Os Estados Unidos criaram 339 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em maio. O dado do payroll veio acima do esperado pelo mercado, que previa a criação de 190 mil vagas.

Já a taxa de desemprego ficou em 3,7%, patamar também acima da projeção, que era de 3,5%.

PAYROLL – O QUE É?

O payroll é um indicador importante para os mercados pois traz não só dados completos sobre o mercado de trabalho no país, mas também ajuda a entender a situação econômica da maior economia do mundo.

Trata-se de um dado mensal divulgado pelo Departamento do Trabalho dos EUA, que fornece informações sobre o número de empregos não agrícolas criados. E economistas, investidores e formuladores de políticas o acompanham de perto, pois eke oferece uma visão abrangente do mercado de trabalho, do crescimento econômico e da inflação esperada.

RENDA

Enquanto isso, a renda média por hora dos trabalhadores do setor privado não agrícola subiu 0,3% em maio frente a abril, passando para US$33,44. Por sua vez, nos últimos 12 meses os a média de ganhos por hora teve alta de 4,3%.

Em 14 de junho haverá a próxima decisão do Federal Reserve (Fed) sobre as taxas de juros da economia americana.

Os dados de maio foram considerados mistos, com alta acima do esperado na criação de vagas e, por outro lado, subida na taxa de desemprego, maior do que a expectativa de mercado.

Cancelar notificações