Os Estados Unidos criaram 261 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em outubro. O dado veio acima do esperado pelo mercado, que previa a criação de 200 mil vagas.
Já a taxa de desemprego subiu para 3,7%, patamar também um pouco acima da projeção, que era de 3,6%.
Por outro lado, a taxa de participação da população na força de trabalho permanece em 62,2%.
O payroll é um indicador tradicionalmente importante para os mercados pois traz não só dados completos sobre o mercado de trabalho no país, mas também ajuda a entender a situação econômica da maior economia do mundo.
RENDA
Enquanto isso, a renda média por hora dos trabalhadores subiu 0,4% em outubro frente a setembro. A projeção dos analistas era de um avanço de 0,3%.
Assim, os salários aumentaram 4,7% em outubro na comparação anual, após avançarem 5,0% em setembro, uma vez que os grandes aumentos do ano passado saíram do cálculo.
Cabe destacar que, na quarta-feira (2), o Fed aumentou novamente em 75 pontos-base a taxa básica de juros. A autoridade ainda informou que sua luta contra a inflação exige que os custos dos empréstimos subam ainda mais.
No entanto, o banco central norte-americano sinalizou que pode estar se aproximando de um ponto de inflexão, no que pode se tornar o ciclo de aperto monetário mais rápido da política monetária em 40 anos.