Não será mais preciso sair de casa para fazer prova de vida no INSS

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Nesta quarta-feira, as novas regras foram tornadas públicas em cerimônia no Palácio do Planalto.

Cerca de 36 milhões de brasileiros precisam fazer este procedimento anualmente.

Agora, a prova de vida dos segurados do INSS passará por um cruzamento de dados para facilitar a realização.

Todos os brasileiros que recebem aposentadoria e pensão em conta corrente, poupança ou cartão são obrigados a comprovar e elegibilidade. Esta é uma forma de evitar fraudes com documentos falsos e manter os pagamentos.

COMO FUNCIONA A PROVA DE VIDA

A prova de vida pode ser feita nos caixas eletrônicos, com uso da biometria nas agências bancárias, mas precisa ser feito presencialmente.

Pessoas com mais de 80 anos ou sem condições de locomoção podia realizar este procedimento em casa, solicitando uma visita com horário agendado.

NOVA REGRA

Segundo o ministro Lorenzoni, neste novo modelo utilizado, permitirá que o procedimento seja feito através de uma simples foto de celular (selfie).

“Faremos buscas desses documentos nas bases dos governos federal, estaduais e municipais e entidades privadas parceiras. Se não encontrarmos movimento do cidadão em nenhuma dessas bases, vamos até a residência da pessoa, com parcerias que faremos com correios, e outras entidades parceiras, para fazermos a captura biométrica (facial) na porta do segurado”, explicou Oliveira.

A prova de vida ficou suspensa entre Março de 2020 e Maio de 2021 por conta dos riscos da pandemia e em junho de 2021 o processo foi retomado por pouco tempo, mas foi suspenso novamente em Outubro do mesmo ano.

A principal mudança é que a partir de agora todo este processo não será mais obrigatório fazer presencialmente, portanto poderá ser feito através de canais digitais.