Imagem: Reprodução
A taxa de inflação ao consumidor (CPI) da Alemanha subiu 0,3% em agosto ante julho, acumulando alta de 7,9% na comparação anual.
A passagem e 9 euros e o desconto no combustível tiveram um leve efeito descendente na taxa de inflação geral, especialmente de junho a agosto de 2022.
O bilhete de 9 euros teve início em junho de 2022 por um período de três meses, reduzindo os preços no transporte público regional e de curta distância de passageiros. A redução do imposto sobre os combustíveis também cortou os preços a partir de junho.
“A principal razão para a alta da inflação ainda são os aumentos de preços da energia e dos alimentos”, disse George Thiel.
Os preços do petróleo para aquecimento mais do que duplicaram na comparação anual, alta de 111,5%. Já o preço do gás natural aumentou 83,8%.
Também tiveram aumentos no preços da eletricidade, dos combustíveis e dos alimentos, com altas de 16,6%, 16,5% e 16,6%, respectivamente.
O resultado apresentado pelo Departamento Federal de Estatística (destatis) ficou em linha com o esperado pelos economistas.