Imagem: locarescasacontainer
As empresas de varejo estão se inovando para conseguirem “sobreviver” nesse período de crise.
Loja em contêiner foi uma forma de reduzir custos em meio a pandemia, visto que uma loja tradicional tem um custo mais elevado para ser mantida.
O novo formato foi inspirado no digital e são mais compactos, baratos além de flexíveis. Lojas como Carrefour, Cacau Show e Chilli Beans apostam nesse modelo.
A estreante foi a Chilli Beans, após o período de lockdown provocado pela pandemia, onde shoppings ficaram fechados mas os custos de aluguel se mantiveram.
Atualmente com 5 lojas neste formato, elas são feitas de plástico reciclado e usam energia solar. Segundo o CEO da Chilli Beans, se passar no teste de eficiência, a meta é abrir mais 70 lojas até o fim do ano.
O novo modelo de lojas estreia muito tempo depois do restaurante Madero iniciar as operações, sendo um dos pioneiros.
A inspiração no digital vem principalmente da agilidade e flexibilidade, onde em casos adversos é possível fazer mudanças rapidamente. Já em lojas físicas tradicionais, este processo é mais lento e custoso.
Outro fator decisivo para essa tendência foi o aumento exponencial dos custos de construção nos últimos dois anos. Com o contêiner, basta retirar do local atual e buscar outra praça para seguir com as operações.