IPCA desacelera para 0,23% em maio e inflação chega a 3,94% em 12 meses

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), manteve em maio a tendência de desaceleração, com variação de 0,23% ante abril.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio abaixo o esperado pelos analistas de mercado que esperavam inflação de 0,33% no mês e de 4,04% na comparação anual.

Os destaques ficaram com os grupos de Transportes (-0,57%) e de Artigos de residência (-0,23%), sendo os únicos a registrarem queda no IPCA de maio.

A desaceleração do índice em maio também foi influenciada pelo resultado do grupo de Alimentação e bebidas, que passou de 0,71% em abril para 0,16% em maio.

Entre os demais seis grupos, todos apresentaram alta nos preços, mas a inflação em Saúde e cuidados pessoais teve o maior impacto (0,12%) e a maior variação (0,93%) com destaque para plano de saúde (1,20%).

Por fim, a variação de energia elétrica residencial, de 0,91%, contribuiu com 0,04%. Essa variação se deve ao fato de reajustes aplicados em seis áreas capitais (Salvador, Recife, Fortaleza, Campo Grande, Belo Horizonte e Aracaju).

Cancelar notificações