Inflação no Canadá atinge máxima em 39 anos

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, sigla em inglês) no Canadá saltou para 8,1% em junho, maior nível de inflação no país em 39 anos. Em maio de 2022 a alta havia sido de 7,7%.

Na base mensal, o IPC canadense subiu 0,7% em junho, após alta de 1,4% no mês anterior. Com ajuste sazonal, a alta na base mensal de junho foi de 0,6%.

Fonte: Banco do Canadá

O Banco do Canadá já previa, em 13 de julho, que a inflação no país superaria os 8% e deveria permanecer nesse patamar nos meses seguintes.

Assim, na semana passada (13/07) a autoridade monetária canadense surpreendeu, elevando a taxa básica de juros em um ponto percentual. Foi o quarto aumento consecutivo da taxa, que agora é de 2,5%.

Os aumentos de preços seguem amplos. Sete dos oito componentes principais do índice subiram 3% ou mais. A maior aceleração tem origem na disparada do preço da gasolina.

Na comparação anual, os canadenses pagaram 54,6% a mais pela gasolina em junho, enquanto em maio o aumento havia sido de 48%.

Além disso, o IPC subiu significativamente mais rápido do que os salários por hora, que aumentaram 5,2% nos 12 meses até junho. Na pratica, isso significa que, em média, os canadenses estão ficando mais pobres.

Cancelar notificações