A inflação ao produtor industrial (PPI) na Zona do Euro subiu 43,3% em agosto, na comparação anual. Em julho, a taxa anualizada foi de 37,9%. A Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia, foi quem divulgou os dados hoje (4).
Assim, o resultado superou levemente as expectativas dos analistas, que estimavam uma alta de 43,2% no índice.
Por outro lado, na comparação mensal (agosto frente a julho) o índice subiu 5%, em linha como o esperado pelo mercado. Excluindo-se os preços de energia, a inflação ao produtor da zona do euro subiu 14,5% na base anual e 0,3% na base mensal, em agosto.

Além disso, na semana passada a agência Eurostat já havia divulgado a taxa inflação ao consumidor (CPI) na zona do euro em setembro. O resultado também foi de alta anual (10%), dado acima do espero pelos analistas de mercado (saiba mais).
ENERGIA
Na comparação com agosto de 2021, os preços de energia ao produtor industrial da zona do euro subiram 116,8% em agosto de 2022.
O acréscimo foi de 19,9% nos bens intermediários, 14,4% nos bens de consumo não duráveis, 9,8% nos bens de consumo duráveis e de 7,8% para bens de capital.
ZONA DO EURO
A região de estudo da pesquisa, a Zona do Euro, abrange Bélgica, Alemanha, Estonia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Italia, Ciprus, Latvia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Áustria, Portugal, Eslovênia, Eslováquia e Finlandia.