IGP-M acelera: alta de 0,62% em setembro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) acelerou 0,62% em setembro, após avanço de 0,29% no mês anterior. Assim, o indicador acumula alta de 4,53% nos últimos 12 meses e de 2,64% no ano.

A alta veio acima do esperado pela mediana das projeções de mercado, que era de 0,47%.

Em setembro de 2023, por sua vez, o IGP-M havia apresentado aumento de 0,37% no mês e acumulava queda de 5,97% em 12 meses.

O dado reflete pressão nos preços de alimentos causadas pelo calor intenso no período, tanto no índice ao produtor quanto ao consumidor, informou nesta sexta-feira (27) a Fundação Getúlio Vargas.

Em nota, André Braz, coordenador dos índices de preços FGV/Ibre, destacou:

“No Índice ao Produtor, os aumentos mais expressivos foram observados em bovinos, leite e laranja. No Índice ao Consumidor, a desaceleração menos intensa da queda dos alimentos in natura e a adoção da bandeira tarifária vermelha, patamar 1, contribuíram para a aceleração da inflação”.”

Por sua vez, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) também subiu. Com alta de de 0,70% em setembro, ficou bem acima da elevação de 0,29%, em agosto.

Enquanto isso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,33% em setembro, após alta de 0,09% no mês anterior. O maior impacto veio do grupo Habitação, cuja taxa de variação passou de -0,08% para 1,00%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,61% em setembro, porém, abaixo da taxa registrada em agosto (0,64%).

O ÍNDICE IGP-M

Por fim, cabe lembrar que o IGP-M, Índice Geral de Preços do Mercado, indicador de inflação apurado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), resulta da média ponderada dos outros três índices apontados acima, na seguinte proporção:

  • IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) -> 60%;
  • IPC (Índice de Preços ao Consumidor) ->30% e;
  • INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) ->10%

E você, investidor, tem sentido a alta dos preços no seu dia a dia?

Cancelar notificações