Fed mantém taxa de juros nos EUA entre 5,25% e 5,50%

O Federal Reserve (Fed), por meio do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) manteve a taxa básica de juros dos EUA no intervalo entre 5,25% e 5,50%. O Fomc decidiu pela manutenção após reunião realizada entre terça (30) e quarta-feira (31).

Assim, o Comitê dá continuidade à pausa do ciclo de aperto monetário que durou de março de 2022 a setembro de 2023. A decisão foi unânime e está em linha com as expectativas do mercado.

Nesse contexto, o comunicado do FED destacou: “A inflação diminuiu no ano passado, mas continua um pouco elevada. Nos últimos meses, houve algum progresso adicional em direção à meta de inflação de 2% do Comitê”.

Além disso, o Fed segue atento aos riscos de inflação e afirmou que não é apropriado reduzir a faixa-alvo dos juros até que tenha adquirido maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%.

O Comitê destacou também que seguirá reduzindo as suas participações em títulos do Tesouro e dívidas de agências e títulos garantidos por hipotecas de agência.

EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

Sobre o futuro, o Comitê disse que continuará a acompanhar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas e destacou que estaria preparado para ajustar a postura da política monetária, conforme apropriado, se surgirem riscos que possam impedir o alcance das metas.

Com isso, investidores globais estão de olho nas falas do presidente do Federal Reserve. Jerome Powell dará entrevista coletiva para responder questionamentos de jornalistas, hoje, às 15h30.

Por fim, destaca-se que o Fomc se reunirá novamente para decidir sobre os juros americanos entre os dias 17 e 18 de setembro de 2024.

Cancelar notificações