O Federal Reserve (Fed), por meio do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) manteve a taxa básica de juros dos EUA nesta quarta-feira (20). Hoje, a taxa está definida entre 5,25% e 5,50%.
Nesse contexto, o comunicado do FED destacou: “Os indicadores mais recentes sugerem que a atividade econômica vem se expandindo de maneira sólida. As remunerações do mercado de trabalho arrefeceram nos últimos meses, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação continua elevada”.
Além disso, o Fed vê a economia dos EUA crescendo 2,1% em 2023. O dado representa um salto frente às primeiras projeções que apontava para um desempenho pífio de 0,4% de expansão.
Um ponto interessante: dos 19 formuladores de política econômica do BC americano, 10 veem os juros dos EUA acima de 5% no ano que vem.
Apesar de manutenção da taxa de juros, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, voltou a dizer que a inflação nos Estados Unidos continua bem acima da meta e que há um longo caminho para levá-la ao patamar de 2%.
“O fato de que mantivemos os juros não significa que alcançamos a estância de política monetária que estamos buscando”, afirmou.
Por fim, destaca-se que o próximo encontro do Fomc para decidir sobre os juros americanos será realizado entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro.