FED: aperto monetário seguirá “por algum tempo”

roll of american dollars tightened with red band

Nesta sexta-feira (26) Jerome Powell, presidente do Federal Reserv (FED) transmitiu preocupação com a inflação americana afirmando que o aperto monetário seguirá até que a inflação esteja sob controle.

Assim, Powell deu a entender que o Fed deverá seguir aumentando as taxas de juros. O foco está no controle da inflação mais alta dos últimos 40 anos.

Ele destacou que os Estados Unidos precisarão de uma política monetária apertada “por algum tempo” até que a inflação esteja sob controle.

A meta é de 2% ao ano e um aperto monetário representa crescimento mais lento, mercado de trabalho mais fraco e “alguma dor” para famílias e empresas.

Nesse sentido, Jerome Powell reiterou que não há cura rápida para a forte subida dos preços e que demorar pra agir é pior.

“Esses são os custos infelizes de reduzir a inflação. Mas falhar em restaurar a estabilidade de preços significaria uma dor muito maior.” destacou, Powell. E acrescentou que, à medida que essa dor aumenta, as pessoas não devem esperar que o Fed recue rapidamente até que o problema esteja resolvido.

Por fim, em meio às expectativas para a próxima reunião do Fomc (Federal Open Market Committee) que irá decidir sobre os juros americanos, em setembro, Powell não indicou até que patamar pode subir a taxa, mas destacou que a decisão dependerá da consolidação de todos dados da economia desde o último encontro da comissão.

Cancelar notificações