O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 0,9% no 2º trimestre de 2022 frente ao 1º trimestre deste ano. O Bureu of Economic Analysis divulgou a primeira estimativa nesta quinta-feira (28).
O dado veio bem pior do que o esperado pelo consenso Refinitiv, que estimava uma elevação de 0,5% do PIB dos EUA.
EUA em recessão
Esta foi a segunda queda trimestral consecutiva do PIB norte-americano, o que aponta para uma recessão técnica. No 1º trimestre o PIB havia caído 1,6%.
No entanto, o escritório nacional de estatísticas dos EUA, entende como recessão apenas quando ocorre “um declínio significativo na atividade econômica espalhada por toda a economia, com duração superior a alguns meses, normalmente visível na produção, no emprego, na renda e em outros indicadores.”.
Assim, a retração na economia ocorre em meio a um cenário de aperto na política monetária no país para tentar combater a inflação.
Ontem (27) o Federal Reserve (FED, banco central americano) elevou a taxa de juros básicos da economia em 0,75 ponto percentual, passando para o intervalo de 2,25% a 2,5% ao ano. Foi a quarta alta consecutiva.
Além disso, na semana encerrada em 16/07/2022, o número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA aumentou em 7 mil, totalizando 251 mil pedidos. Este foi o maior nível de pedidos em 8 meses (saiba mais).