A inflação nos Estados Unidos ficou em linha com o esperado em agosto. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) subiu 0,6% na base mensal, atingindo alta de 3,7% nos 12 meses de 2023. Em junho e julho, o índice já havia subido 0,2% em cada mês.
O CPI (Consumer Price Index) é o indicador responsável por medir a inflação ao consumidor nos EUA.
O resultado veio em linha com o esperado, já que o consenso era por uma alta de 0,6% na base mensal e crescimento de 3,6% no acumulado de 12 meses.
O índice da gasolina foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, com alta de 10,6% e respondendo por mais da metade do aumento do CPI.
Por outro lado, o núcleo da inflação, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia subiu 0,3% em agosto. Em 12 meses, a taxa acumulada está 4,3%.
Enquanto isso, o índice de habitação atingiu o 40º mês consecutivo de alta, subindo 0,3% em agosto e atingindo crescimento acumulado de 7,6% em 12 meses.
Já o índice de energia cresceu 5,6% em agosto, com o aumento de todos os principais componentes.
Por fim, destaca-se que o índice de alimentos aumentou 0,2% em agosto, mesmo patamar de alta do mês anterior. A alimentação em casa subiu 0,2% e a fora de casa cresceu 0,3% no mês.