Copom mantém Selic em 13,75%

O Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) manteve nesta quarta-feira (21) a Taxa Selic em 13,75% a.a., como já esperado pelo mercado.

Com isso, o BC mantém o patamar da Selic pela 7ª vez consecutiva. A decisão foi unânime, ou seja, todos os oito membros do comitê votaram a favor da manutenção.

O Comitê destacou que a decisão reflete a necessidade de “cautela e parcimônia” que o momento exige. Retirou, contudo, a referência que fazia a uma possível retomada de ciclo de aperto, caso o processo desinflacionário não ocorra dentro do esperado.

Ressaltou, ainda, que a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Período que inclui o ano de 2024.

No comunicado, o Comitê ressaltou que conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas. Destacou que a avaliação é de que a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado tem se mostrado adequada para assegurar a convergência da inflação.

Dessa forma, reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação, como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. 

TAXA SELIC “META” – O QUE É?

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, influenciando todas as taxas de juros do país, como as dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

Assim, é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária Nacional), órgão composto por 8 membros, o presidente do Banco Central e sete diretores. O grupo se reúne cada 45 dias, podendo manter, aumentar ou reduzir a taxa.

É bom reforçar, que o comitê decide sobre a taxa após realizar extensas análises e projeções que levam em conta diversos indicadores econômicos, como a inflação, o crescimento econômico, a política fiscal e as condições financeiras nacionais e internacionais.


Cancelar notificações