Copom mantém Selic e interrompe ciclo de aperto monetário

O Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) manteve a Taxa Selic em 13,75% a.a., interrompendo o ciclo de alta de juros, que teve o objetivo de controlar a inflação.

Com isso, o BC fecha um ciclo que foi iniciado em março de 2021, com doze altas consecutivas da Selic. A taxa básica de juros foi de 2% a.a. para os atuais 13,75%, agora mantidos.

Assim, com a manutenção da Selic, o Banco Central encerrou um ciclo de aperto monetário de 11,75 pontos percentuais, o maior desde 1999.

No entanto, a decisão não foi unânime, já que dois membros do comitê votaram a favor de uma elevação da taxa para 14%a.a.

Apesar da queda da inflação nos últimos dois meses, o Copom segue cauteloso com o cenário futuro. A autoridade monetária afirmou que “a inflação ao consumidor, apesar da queda recente em itens mais voláteis e dos efeitos de medidas tributárias, continua elevada”.

Por outro lado, o Copom não sinalizou quando irá começar a baixar a taxa de juros. “O Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”, afirmou.

Por fim, o BC enfatizou que poderá ajustar a política monetária e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como o esperado.

Cancelar notificações