O Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) manteve nesta quarta-feira (19) a Taxa Selic em 10,50% a.a..
Com isso, o BC interrompe o ciclo de queda dos juros. Todos os membros do comitê votaram a favor da manutenção da taxa.
O Comitê destacou que “o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam maior cautela.”
Ressaltou, ainda, que a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente em patamar que consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.
Além disso, o Comitê relembrou que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo “firme compromisso de convergência da inflação à meta.”.
E você, investidor, o que achou da decisão do Copom nesta quarta-feira?
TAXA SELIC “META” – O QUE É?
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, influenciando todas as taxas de juros do país, como as dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Assim, o Copom, órgão composto por 9 membros, o presidente do Banco Central e oito diretores, se reúne cada 45 dias para decidir a taxa.
O comitê decide sobre a taxa após realizar extensas análises e projeções que levam em conta diversos indicadores econômicos.
Dessa forma, o comitê avalia fatores como a inflação, o crescimento econômico, a política fiscal e as condições financeiras nacionais e internacionais.