Brasil e Argentina, anunciaram a intenção de criar uma moeda comum na América do Sul, a “Sur”.
Os seus respectivos presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernández. anunciaram em conjunto o movimento, por meio de um artigo publicado neste domingo (22) no diário argentino Perfil.
Brasil e Argentina utilizariam a moeda tanto para transações comerciais quanto operações financeiras, mas não serviria de substituta as moedas próprias dos países. Assim, Real e Peso continuariam existindo.
“Pretendemos quebrar as barreiras em nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, escreveram Lula e Fernández.
Segundo reportagem do Financial Times, se concretizada, a medida pode eventualmente criar a segunda maior moeda de um bloco econômico do mundo.
Sergio Massa, ministro da economia argentino, afirmou ao veículo inglês que os dois países irão estudar os parâmetros para a criação de uma moeda comum.
E você, investidor, o que acha da possibilidade de criação de uma moeda comum sul-americana, aprova a ideia ou entende que não daria certo?