Argentina proíbe compra de dólares para quem adquiriu criptos

A Argentina proibiu a compra de dólares para quem adquiriu criptoativos com PESOS (moeda oficial do país) até 90 dias antes. A regra impede que pessoas físicas e empresas que tenham utilizado pesos para comprar criptoativos nos últimos 90 dias, acessem o mercado de câmbio.

O Banco Central da Argentina (BCRA) anunciou esta e outras restrições cambiais na última quinta-feira (21), através do Comunicado A 752.

A medida, que passou a valer na última sexta-feira (22), é mais uma tentativa do governo de tentar impedir a “fuga” de capitais do país.

A Argentina vive uma crise econômica gigantesca. A inflação, em junho atingiu 64% no acumulado de 12 meses, a segunda maior da América do Sul, só perdendo para a inflação na Venezuela.

Tal contexto fez com que o mercado de criptomoedas no país crescesse. Afinal, muitos argentinos estão buscando, principalmente no Bitcoin (BTC), uma proteção contra a perda de valor da moeda local.

Assim, em maio de 2022, o Banco Galícia, maior banco da Argentina, lançou um serviço de criptomoedas, permitindo a compra de Bitcoin, Ethereum, USD Coin e XRP.

Contudo, no mesmo mês, o governo argentino proibiu as instituições financeiras de “realizar ou facilitar aos seus clientes a realização de operações com ativos digitais, inclusive criptoativos.”

Cancelar notificações