A venda de veículos novos cresceu 19,33% em setembro na comparação anual. Assim, setembro foi o primeiro mês de 2022 a registrar resultado acima do mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, na base mensal as vendas em setembro caíram 3,26% em relação ao mês de agosto. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) publicou nesta terça-feira (4) os dados de setembro.
“A queda, em relação a agosto, foi explicada pela diferença de dias úteis (21 em setembro ante 23 em agosto). Nas vendas diárias, o Setor teve um resultado superior a agosto e a curva de crescimento tem se mostrado consistente”, afirmou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Enquanto isso, no acumulado do ano, as vendas de veículos automotivos novos subiram 2,1% frente o mesmo período de 2021.
Os dados da Fenabrave levam em conta as vendas de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.
VENDAS POR SEGMENTOS
As vendas de automóveis e comerciais leves tiveram elevação nas vendas em setembro de 26,76% em relação ao mesmo mês de 2021. Contudo, na comparação com o mês anterior, agosto de 2022, houve queda de 7,12%.
No acumulado do ano, foi registrada queda de 5,08% em relação ao mesmo período de 2021 para o segmento.

Por outro lado, no caso de caminhões todos os índices ficaram negativos em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda é de 4,02%. Na base mensal, a retração foi de 9,81%. Enquanto isso, de janeiro a setembro, a queda foi 1,8%, na comparação com o mesmo período de 2021.
Veículos elétricos
As vendas de automóveis e comerciais leves eletrificados subiram 131,98% em setembro na comparação anual. Na base mensal a alta foi de 50,31%.
Por fim, no acumulado do ano, foi registrada elevação de 41,75% nas vendas de veículos elétricos em relação ao mesmo período de 2021.