A Petrobras (PETR3;PETR4) divulgou os resultados do terceiro trimestre com uma queda na produção de petróleo e gás entre julho e setembro. As vendas de combustíveis também teve um recuo na comparação anual.
A produção total de petróleo e gás da petroleira somou 2,644 milhões de barris de óleo equivalente ao dia no terceiro trimestre. Esse resultado representa queda de 6,6% frente ao mesmo período de 2021.
Já a produção de petróleo da empresa no Brasil atingiu 2,115 milhões de barris por dia no período, queda de 6,8% na comparação anual.
O recuo da produção teve influência de declínio natural dos campos e outras paradas para manutenção.
“Temos 58 plataformas de produção operando atualmente, que periodicamente têm sua produção interrompida para manutenção”, disse em comunicado.
A produção nos campos do pré-sal alcançou 1,609 milhão de barris por dia, a produção do pós-sal 434 mil barris por dia e a de terra e águas rasas 71 mil barris por dia, todos em linha com o anunciado no segundo trimestre.
A Petrobras afirmou que irá recuperar sua produção com a transferência de poços para a plataforma P-58 e uma nova plataforma, o FPSO Maria Quitéria, com início de operação previsto para 2024.
As ações de PETR4 encerraram o pregão de ontem com forte queda, cotadas a R$ 34,25 (-9,2%)