Imagem: Porsche/divulgação
A oferta pública inicial (IPO) de ações da alemã Porsche foi precificada no teto da faixa de preço, entre 76,50 e 82,50 euros.
A oferta agitou o mercado em um ano “fraco” para abertura de capital nas bolsas e as ações começam a ser negociadas nesta quinta-feira (29).
O valor de mercado da fabricante de carros atinge a marca de maior oferta de todos os tempos tempos na Europa, ultrapassando 75 bilhões de euros.
A controladora da Porsche, a também alemã Volkswagen, colocou 12,5% de ações não votantes da companhia à venda.
Uma parcela de 50%+1 das ações com direito a voto será vendida para a holding que controla a Volkswagen. Portanto, continuará no comando da montadora de luxo.
No entanto, especialistas entendem que não mudará a realidade apesar de ter sido considerada um sucesso a oferta. Foram movimentados cerca de 9,4 bilhões de euros.
Alguns analistas apontaram a estreia da Porsche como uma sinalização da volta do apetite ao risco, mas pode ser uma visão errada.
A força da marca e os bons resultados recentes contribuíram para que fosse bem sucedido o IPO. Para adquirir um carro da marca no Brasil, há uma fila de espera de 18 meses.
Apesar dos números da empresa serem bons e até parecidos com os da BMW, mesmo com produtos diferentes, vale acompanhar de longe por conta da estrutura acionária mais complexa da Porsche.