Os Estados Unidos criaram 254 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em setembro de 2024, contra 159 mil postos em agosto (dado payroll revisado).
O resultado veio bem acima do esperado pelo mercado, que previa a criação de 150 mil vagas (Consenso Dow Jones).
O Bureau of Labor Statistic divulgou nesta sexta-feira (4) os dados deste importante indicador para a economia americana.
Já a taxa de desemprego oscilou para 4,1%, contra 4,0% no mês anterior. O patamar está acima do registrado um ano antes (3,8%).

O número de desempregados, por outro lado, ficou em 6,8 milhões em setembro, também acima na comparação anual (6,3 milhões).
Por sua vez, o crescimento do salário médio por hora em setembro foi de 0,6% (13 centavos) na base mensal, passando para US$35,36.
Assim, nos últimos 12 meses, a média de ganhos por hora teve alta de 4,0%. Ambos os dados vieram acima do esperado, que era de 0,3% e 3,8% respectivamente.
PAYROLL – O QUE É?
O payroll é um indicador importante para os mercados, porque traz não só dados completos sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos, mas também porque ajudar a entender a situação econômica da maior economia do mundo.
Trata-se de um dado mensal divulgado pelo Departamento do Trabalho dos EUA. Ele fornece informações sobre o número de empregos não agrícolas criados.
Com isso, economistas, investidores e formuladores de políticas públicas o acompanham de perto, já que ele oferece uma visão abrangente do mercado de trabalho, do crescimento econômico e da inflação esperada.