Desde o final de janeiro os investidores passaram a contar com uma novidade lançada pela B3: as opções semanais.
A iniciativa, segundo a B3, tem o objetivo de popularizar essa modalidade de investimento no mercado brasileiro.
Isso porque o mercado de opções brasileiro cresceu substancialmente nos últimos anos, passando de um ADTV (Average Daily Traded Volume | Volume Médio Diário Negociado) de R$252 milhões em 2018 para mais de R$500 milhões em 2023.
Assim, com a liquidez alcançada nas opções mensais, a bolsa brasileira recebeu a demanda para disponibilizar também vencimentos semanais de opções.
COMO FUNCIONAM AS OPÇÕES SEMANAIS NA B3?
A nova modalidade vai permitir a compra e a venda de contratos de opções, com vencimentos em todas as sextas-feiras, ao invés de somente uma vez por mês.
Assim, as opções semanais possuem vencimento em todas as sextas-feiras, exceto na terceira sexta-feira do mês, que é destinada ao vencimento das opções mensais.
Contudo, inicialmente a B3 vai oferecer as opções apenas para 15 ativos (lista mais abaixo), que são os mais líquidos da Bolsa.
Dessa forma, em uma segunda fase, ainda sem data definida, haverá a ampliação da quantidade de ativos.
COMO FICAM OS CÓDIGOS DAS OPÇÕES SEMANAIS?
Os códigos de negociação das opções semanais são diferentes das opções mensais, veja abaixo como funciona, com um exemplo:
Ex: PETRO405W1
- PETR-> Prefixo do ativo base do derivativo, neste caso, Petrobrás (PETR4)
- O -> Série das opções: segue o mesmo padrão das opções mensais (Calls de A até L [Janeiro a Dezembro] | Puts de M até X [Janeiro a Dezembro]). No exemplo acima, portanto, “O” representa uma PUT com vencimento em Março
- 405 -> Strike, nessa opção é de 40,50
- W1 -> Aqui é o sufixo novo, representa a opção semanal. Nesse caso Week 1, ou seja, vence na primeira semana do mês, sempre será na sexta-feira
- Concluindo, a opção acima tem vencimento em 01/03/2024.
E NA MYPROFIT?
Por fim, mas não menos importante, destacamos que os assinantes myProfit terão todo suporte necessário para controle e apuração das mais essa modalidade de investimentos na B3, seja via integração automática com a B3, seja através da importação das notas de corretagem.
ATIVOS DISPONÍVEIS INICIALMENTE
- ABEV3
- B3SA3
- BBAS3
- BBDC4
- BHIA3
- BOVA11
- BOVV11
- GGBR4
- HAPV3
- ITUB4
- MGLU3
- NTCO3
- PETR4
- SUZB3
- VALE3