Itaúsa vende todas as suas ações da XP

A Itaúsa (ITSA4; ITSA3) anunciou nesta quinta-feira (14) que vendeu todas as suas mais de 14 milhões de ações da XP. A holding liquidou as ações restantes entre novembro e dezembro deste ano, por cerca de R$1,7 bilhão.

Até essa última venda, a empresa detinha 14.770.985 ações ordinárias Classe A de emissão da XP. Quantidade equivalente a 2,7% do capital da XP e 1% de seu capital votante.

Com o encerramento do processo de venda das ações da XP, que começou em 2021, a Itaúsa levantou aproximadamente R$9,5 bilhões. Com isso, a empresa não possui mais nenhuma participação acioniária da companhia fundada por Guilherme Benchimol.

Dessa forma, a holding mais uma vez destaca que a alienação é fruto da decisão estratégica de reduzir e encerrar sua participação na XP.

Além disso, destaca que o destino dos recursos obtidos com a venda foram: resgate antecipado das debêntures da 1ª série da 5ª emissão, reforço de caixa e ampliação do nível de liquidez da empresa.

No entanto, segunda a companhia, não se esperam impactos relevantes aos resultados da Itaúsa do 4º trimestre de 2023, já que o investimento da Itaúsa na XP estava contabilizado como ativo financeiro mensurado a valor justo desde o 3º trimestre de 2023.

Cancelar notificações