A Itaúsa (ITSA3; ITSA4) pagará Juros sobre Capital Próprio (JCP) aos seus acionistas, no valor total de R$ 0,0515 por ação (valor bruto).
Assim, considerando a retenção de imposto de renda na fonte (15%), a holding distribuirá R$0,043775 por ação.
A empresa pagará o JCP até 30 de dezembro de 2024.
Os juros terão como base de cálculo a posição acionária final da próxima terça-feira (25) e correspondem ao valor do dividendo do exercício de 2023.
Você, acionista da Itaúsa, e que já é myProfit, fique tranquilo, o sistema lançará os proventos automaticamente na sua conta!
JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO
A distribuição de Juros sobre Capital Próprio é mais uma forma de as empresas remunerarem seus acionistas, mas, ao contrário dos dividendos, há cobrança de IR para os investidores, que recebem o dinheiro em conta após retenção na fonte de 15%.
Os JCP pagos podem ser caracterizados pelas empresas como despesas financeiras. Com isso, assim como os juros de empréstimos, também se descontam os JCP do lucro tributável da companhia.
Resumindo: os JCP são uma alternativa às distribuições de dividendos e podem ser uma estratégia utilizada pelas empresas para otimizar a carga tributária e preservar o caixa.