A Itaúsa (ITSA3;ITSA4) anunciou a bonificação de ações aos seus acionistas na proporção de 1 nova ação para cada 10 papéis detidos.
A operação representa uma aumento de 12,04 bilhões no seu capital social. Com isso, a empresa irá distribuir as novas ações em 16 de novembro.
Dessa forma, o acionista de Itaúsa ganhará 1 nova ação para cada 10 que possuir ao final do pregão de 10 de novembro de 2022.
Além disso, a controladora do Banco Itaú informou que essas novas ações darão direito a quaisquer dividendos ou JCP que forem declarados pela Itaúsa após 7 de novembro de 2022.
A holding ainda destacou que o custo atribuído às ações bonificadas será de R$ 13,65162423 por ação.
Importante: mesmo tratando-se de uma distribuição gratuita de ações, o custo de aquisição informado entra no cálculo de preço médio dos acionistas, alterando o seu PM.
A boa notícia é que se você é assinante myProfit não vai precisar alterar nada na sua conta! O sistema irá atualizar automaticamente, tanto o saldo de ações quanto o seu preço médio.
FRAÇÕES DE AÇÕES
Por fim, a Itaúsa informa que a bonificação ocorrerá sempre em números inteiros.
Assim, os acionistas que desejarem transferir suas frações de ações (que resultem 1 ação da mesma espécie) poderão realizá-las no período de 11.11.2022 a 10.12.2022 das seguintes formas:
- (i) por meio de contas de mesma titularidade em corretoras distintas; e/ou
- (ii) por meio de negociações em ambiente privado de mercado de balcão não organizado (operações não registradas na Bolsa de Valores).
Então, passado o prazo acima, havendo sobras decorrentes dessas frações, a Itaúsa irá separá-las, agrupá-las em números inteiros e vendê-las em leilão na B3. Em seguida, irá disponibilizar o valor líquido da venda aos titulares dessas frações.
Oportunamente a empresa irá definir e informar a data em que fará isso.