O Itaú Unibanco (ITUB3;ITUB4) anunciou na noite desta quarta-feira (5) que fará uma bonificação de ações de 10%.
Com isso, os acionistas do banco receberão gratuitamente 10 novas ações para cada 100 detidas ao final do pregão do dia 17.03.2025.
A operação representa um aumento de 33,3 bilhões no capital social da companhia.
Dessa forma, o banco distribuirá as novas ações para os acionistas em 20 de março deste ano.
Além disso, o Itaú informou que essas novas ações darão direito a quaisquer dividendos ou JCP que forem declarados pela companhia a partir de 20 de março de 2025.
Por outro lado, o banco destacou que o custo atribuído às ações bonificadas será de R$34,00 por ação.
Você, que já é myProfit e acionista do Itaú, não precisa se preocupar, porque a bonificação será aplicada automaticamente na plataforma, de acordo com os prazos e informações oficiais divulgados pela companhia.
FRAÇÕES DE AÇÕES
Por fim, o Itaú informa que a bonificação ocorrerá sempre em números inteiros.
Assim, os acionistas que desejarem, a seu livre e exclusivo critério, ajustas suas posições acionárias em múltiplos de 10, poderão fazê-lo no período de 06.02.2025 a 17.03.2025 das seguintes formas:
- (i) negociação de ações no mercado secundário;
- (ii) transferência por meio de contas de mesma titularidade em corretoras distintas; e/ou
- (iii) por meio de negociações em ambiente privado de mercado de balcão não organizado (operações não registradas na B3)
Com isso, passado o prazo acima, havendo sobras decorrentes dessas frações, o Itaú irá separá-las, agrupá-las em números inteiros e vendê-las em leilão na B3. Em seguida, irá disponibilizar o valor líquido da venda aos titulares dessas frações.
Oportunamente, o banco irá definir e informar a data em que fará o leilão e a disponibilização do resultado da venda das sobras aos acionistas.
MERCADO INTERNACIONAL
Simultaneamente à operação no mercado brasileiro e na mesma proporção, os valores mobiliários negociados no mercado americano (ADR – American Depositary Receipt) também serão bonificados em 10% (dez por cento).
Assim, os investidores receberão 1 (um) novo ADR para cada 10 (dez) ADRs de que forem titulares na data-base.
Dessa forma, os ADRs continuarão a ser negociados na proporção de 1 (uma) ação preferencial da Companhia para 1 (um) ADR.