Ibovespa fecha semana de protestos com queda de 2,3%

A semana foi bastante agitada por conta dos protestos que se iniciaram no dia 7 de Setembro (feriado).

O Ibovespa fechou a semana com uma queda acumulada de 2,3% após a forte volatilidade que tomou conta dos ativos durante os últimos dias. Teve início na terça-feira (7) com as manifestações por todo o país porém a bolsa brasileira estava fechada por conta do feriado.

No dia seguinte os impactos do movimento refletiram nos preços das ações com uma forte queda no índice, a maior desde Março deste ano e também ganhou força com a paralisação dos caminhoneiros em diversas rodovias.

Na quinta-feira ensaiou uma recuperação no final da tarde após o presidente anunciar a “paz” entre os poderes e o resultado foi um salto de 3 mil pontos no índice em menos de 10 minutos no final do pregão.

O cenário externo também deu o tom, conforme a variante delta do coronavírus avança e os dados de emprego dos EUA mostram um desaquecimento do mercado de trabalho.

Entretanto, ontem a volatilidade voltou a tomar conta das bolsas mundiais com exterior recuando e Ibovespa forte nas vendas com pessoas zerando posições antes do final de semana, um dos motivos é o receio de pintar alguma surpresa negativa entre sábado e domingo, o que fariam os preços corrigirem forte logo no início da próxima semana.

Enquanto isso, o dólar teve uma variação positiva na semana, a moeda americana fechou com uma alta de 1,58% frente ao Real.