O presidente do Fed, Jerome Powell, declarou nesta quarta-feira (28) em evento com bancos centrais em Portugal, que não está descartada a possibilidade de dois aumentos consecutivos na taxa básica de juros dos Estados Unidos.
Powell afirmou que a maioria dos integrantes do Fed é a favor de mais duas elevações nas taxas de juros americanas. Hoje ela se encontra no intervalo de 5,00% a 5,25%.
O próximo encontro do Fomc para decidir sobre os juros será entre os dias 25 e 26 de julho.
“Embora a política seja restritiva, pode não ser restritiva o suficiente e não tem sido restritiva por tempo suficiente”, disse Powell.
Há duas semanas, o Fed optou por manter a taxa de juros, interrompendo o ciclo de alta iniciado em março de 2022.
Assim, a dúvida inicial no mercado era se a manutenção da taxa seria apenas uma “pausa para respirar”. Contudo, com as falas de Powell desde então, fica cada vez mais clara a tendência de que haja novas altas.
RECESSÃO À VISTA?
No mesmo evento, o presidente do Federal Reserve disse que é “certamente possível” haver uma recessão na economia dos Estados Unidos, não seja o cenário mais provável.
Além disso, Powell afirmou que há uma “probabilidade significativa de que haverá uma recessão”, embora a economia dos EUA esteja se mostrando bastante resiliente.
“O cenário menos improvável é que encontremos nosso caminho para um melhor equilíbrio sem uma crise realmente severa”, concluiu Powell em um painel na conferência anual do Banco Central Europeu em Sintra, Portugal.