O setor privado dos EUA criou 143 mil empregos no mês de setembro, contra 103 mil em agosto. Dos dez setores que integram a pesquisa, apenas um (Informação) registrou perda de postos de trabalho.
Os relatório, com ajustes sazonais, é da ADP (Always Design For People), que divulgou a pesquisa nesta quarta-feira (2).
O dado superou as expectativas de economistas consultados pela Reuters. A estimativa para setembro era de gerar 120 mil postos de trabalho.
O Relatório Nacional de Emprego da ADP é uma ação independente que traz uma visão ampla do mercado de trabalho no setor privado americano.
Ele se baseia em dados reais e anônimos da folha de pagamento de mais de 25 milhões de colaboradores nos Estados Unidos. Além disso, o Laboratório Digital de Economia de Stanford colabora com a produção do relatório.
O relatório antecede a publicação mais ampla sobre dados de emprego no EUA (payroll), que sairá na sexta-feira (4), com divulgação pelo Departamento de Trabalho norte-americano.
Dessa forma, os investidores e o mercado em geral, seguem de olho nos indicadores econômicos dos EUA, em especial, nos relacionados ao mercado de trabalho.
Os números podem ajudar a entender se a economia americana caminha para uma desaceleração contida, o chamado “pouso suave”, ou para uma temida recessão.
Além disso, especialistas em investimentos alertam que o mais importante para o investidor pessoa física é ter uma estratégia definida, com alocação estrutural diversificada e foco no longo prazo.
Assim, o investidor tende a proteger o seu patrimônio, equilibrando os riscos e reduzindo a volatilidade da sua carteira.