Dividendos e Juros Sobre Capital Próprio: qual a diferença?

stock exchange board

Quando você investe em ações de uma empresa negociada na bolsa de valores, além do potencial de valorização dos papéis, também pode receber proventos. Isso significa que você pode ser remunerado com parte dos lucros dos negócios que as empresas obtêm e distribuem aos acionistas.

No Brasil, duas formas muito comuns de proventos são: dividendos e Juros Sobre Capital Próprio (JCP). Você sabe qual a diferença entre eles?

Apesar de representarem maneiras de as empresas remunerarem os investidores, eles possuem características distintas.

Neste artigo, vamos explicar essas diferenças para que você possa compreender na prática como elas funcionam e como impactam os seus investimentos.

DIVIDENDOs

São parte do lucro líquido de uma empresa que é distribuída aos acionistas. A distribuição ocorre após a dedução de impostos, despesas e outras obrigações.

Para os acionistas, atualmente os dividendos são isentos de imposto de renda, então o investidor paga nenhuma alíquota de IR sobre o valor que recebe.

No Brasil, toda empresa de capital aberto, ou seja, que tenha ações na bolsa de valores, deve distribuir aos seus acionistas parte de seu lucro líquido por meio de dividendos.

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO (JCP)

É uma outra forma de remunerar os acionistas de uma empresa, mas de uma forma diferente da que ocorre com os dividendos.

São juros com os quais as empresas remuneram o capital investido pelos sócios/acionistas. É como se o dinheiro aplicado pelos investidores fosse um empréstimo.

E a empresa calcula o JCP antes do pagamento de impostos. Isso significa que ela não paga Imposto de Renda (IR) sobre esse montante.

Contudo, diferente dos dividendos, incide IR nos juros sobre capital próprio para o investidor. A alíquota é de 15% e já se desconta na fonte, ou seja, a quantia que você recebe em sua conta como JCP já é liquida de impostos.

Além disso, a empresa pode lançar os valores como despesas financeira, podendo, portanto, deduzi-lo como um gasto operacional, o que resulta em economia tributária para a companhia que paga tributos com base no lucro real.

MYPROFIT

Sejam dividendos, juros sobre capital próprio ou outras formas de remuneração do investidor, se você já é myProfit, pode ficar tranquilo, que nosso sistema lança tudo automaticamente pra você!

Cancelar notificações