Hoje, 31 de agosto, a Receita Federal pagará o 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Neste lote, 6.118.310 contribuintes estão aptos a receber o valor. O crédito bancário tem valor total de RS 7,5 bilhões — o mesmo volume que a Receita disponibilizou nos três primeiros lotes.
Cerca de 5,7 milhões de cidadãos não fazem parte de nenhum grupo prioritário, dando sequência ao volume que se iniciou no terceiro lote.
Por sua vez, outros 219 mil contribuintes que não possuem prioridade legal receberão o valor com prioridade por terem entregado a declaração no pré-preenchida ou por terem escolhido receber a restituição pelo Pix.
Dessa forma, a Receita paga a restituição diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. O pagamento se dá de forma direta ou por indicação de chave Pix (CPF). Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB. Confira os telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Porém, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC. O portal está disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
COMO SABER SE VOU RECEBER?
Para confirmar se já receberá a restituição, o “contribuinte” deve acessar o portal da Receita na internet, clicar em “Consultar a Restituição” e preencher os campos solicitados.
Assim, se a informação que aparecer for “em fila de restituição”, significa que ainda deverá aguardar a entrada recursos. Para aqueles que se depararem com esta mensagem, é provável que ainda não recebam o dinheiro neste lote.
Por outro lado, quando aparecer uma mensagem relacionada com “enviado crédito para o banco” significa que o contribuinte está já deverá receber e poderá conferir o valor no extrato de sua conta bancária.
A Receita pagará o 5º e último lote de restituição no dia 29 de setembro.