A Receita Federal informou, na tarde de hoje, que vai antecipar a liberação do programa gerador para declaração do Imposto de Renda 2023.
Portanto, o Programa Gerador da Declaração (PGD) estará disponível aos contribuintes já a partir desta quinta-feira (9).
O programa do IR estaria disponível só em 15 de março, data que marca o início do envio das declarações à Receita Federal, seguindo o calendário oficial. O prazo para a entrega da declaração este ano se encerra em 31 de maio.
“As funcionalidades de entrega e transmissão, juntamente com as informações da pré-preenchida, terão início, conforme já divulgado, no dia 15 de março”, afirmou no comunicado.
Em tempo, a Receita explanou que a antecipação do PGD vai ajudar o contribuinte a se organizar e juntar a documentação que for necessária. A medida também deve evitar possíveis congestionamentos aos sistemas do órgão.
Onde baixar o programa
O programa poderá ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, através das lojas de aplicativo de cada sistema; e nos computadores na página oficial da Receita Federal.
Caso o investidor prefira, poderá preencher as informações da declaração no formato online, sem ter que fazer o download do programa. Entretanto, a Receita recomenda que o programa seja baixado em Windows 10 para melhor eficiência.