As gigantes de pagamentos dos EUA Visa e Mastercard estão pisando no freio nos planos de fechar novas parcerias com empresas de criptomoedas.
A decisão veio depois que uma série de colapsos de alto perfil abalou a confiança no setor.
Tanto a Visa quanto a Mastercard decidiram adiar o lançamento de certos produtos e serviços relacionados à criptomoeda até que as condições do mercado e o ambiente regulatório melhorem.
A indústria cripto sofreu uma grande reversão em 2022, quando as falências das principais empresas do setor, FTX e BlockFi, abalaram os investidores e aumentaram a desconfiança no setor.
“As recentes falhas de alto nível no setor cripto são um lembrete importante de que temos um longo caminho a percorrer antes que a cripto se torne parte dos principais pagamentos e serviços financeiros”, comentou um porta-voz da Visa.
No entanto, garantiu que essa pausa não muda a estratégia e o foco criptográfico da empresa.
“Nossos esforços continuam focados na tecnologia blockchain subjacente e como isso pode ser aplicado para ajudar a resolver os pontos problemáticos atuais e construir sistemas mais eficientes”, completou um porta-voz da Mastercard.
Nos últimos dois anos, as principais empresas de cartões anunciaram várias parcerias com empresas de criptomoedas e criaram equipes dedicadas para explorar a tecnologia blockchain.
A Mastercard se uniu ao credor de criptomoedas Nexo em abril para lançar o que chamou de primeiro cartão de pagamento “criptografado” do mundo.
Já a Visa rompeu seus acordos globais de cartão de crédito com a FTX, apenas um mês depois de anunciar uma parceria ampliada com a corretora.
Em tempo, a empresa de cartões American Express disse que consideraria o uso de criptomoedas, mas que no curto prazo não é prioridade.