Receita solicita declaração de NFTs e Stablecoins

A nova regra da Receita Federal, referente a declaração de imposto em 2021/2022, é sobre a obrigatoriedade de declarar tokens não fungíveis, os NFTs e também as moedas pareadas em dinheiro fiduciário, as stablecoins.

Uma das primeiras coisas que surgem na cabeça de muitos cripto-investidores são artes NFT, mas os games não ficam de fora dessa declaração.

Dessa forma, os NFTs de games como a Axie Infinity (AXS), por exemplo, estão incluídos na regra.

O novo código específico para NFTs é 88. E para as moedas pareadas em dólar ou outra moeda fiduciária (Ex: USDT, BUSD, USDC) o código será 83.

Abaixo descrevemos os novos códigos possíveis para os criptoativos em 2022:

  • 81 – Bitcoin
  • 82 – Altcoins
  • 83 – Stablecoins
  • 88 – NFTs
  • 89 – Tokens

Como fazer a declaração do imposto de renda em 2022

Com exceção dos códigos para stablecoins e NFTs, as diretrizes anteriores continuam as mesmas.

Sendo assim, se você já faz declaração de suas moedas digitais, não terá grandes dores de cabeça em 2022.

No caso do bitcoin, por exemplo, se a compra da criptomoeda primária for igual ou ultrapassar a marca de R$5.000 de custo, ela deve ser declarada.

Ou seja, detalhes como quantidade, empresa de custódia com nome e CNPJ, ou se a criptomoeda está em custódia própria, devem ser informados à Receita Federal.

E de mesma forma que o ano anterior, os ganhos obtidos através de criptomoedas estão sujeitos a tributação se superarem R$35.000 em vendas no mesmo mês.

É importante que o contribuinte guarde sua documentação para comprovar a autenticidade de suas operações.

Assinantes da myProfit terão o informe atualizado automaticamente com todas as mudanças anunciadas. Você só vai precisar copiar e colar a parte dos investimentos na sua declaração!

Cancelar notificações