Hashdex lança ETF ligado ao metaverso na B3

Neste mês de junho a B3 (B3SA3) admitiu a negociação de um novo ETF voltado para quem deseja investir em criptoativos. É o 11º ETF ligado a este mercado.

Trata-se do ETF META HASH (META11), lançado pela Hashdex, gestora especializada em criptoativos, que já possui outros cinco ETFs com negociação na B3 (BITH11; DEFI11; ETHE11;HASH11 e WEB311)

O META HASH tem como referência o índice CF Digital Culture Composite Index – Modified Market Cap Weight – BRT, que busca refletir a performance de tokens nativos do ecossistema de cultura digital, como metaverso, NFTs e entretenimento digital.

Assim, o META11 é um ETF com exposição diversificada aos setores de metaverso e entretenimento em blockchain.

O fundo tem o compromisso de investir, no mínimo, 95% de seu patrimônio em cotas do fundo de índice alvo, o Hashdex Crypto Metaverse ETF e possui taxa de administração total de 1,3%.

Imagem: site oficial da Hasdex

ETF: O QUE É?

O Exchange Traded Fund (ETF) é um fundo de investimento negociado em bolsa de valores, como ações e fundos imobiliários, por exemplo.

Em geral, o ETF possui gestão passiva, com performance atrelada a um índice de referência – que, por sua vez, traz uma cesta de diferentes ativos, como ações de empresas ou criptoativos.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ETF

VANTAGENS

  • Costumam ter taxa de administração menores comparado aos fundos de investimentos “tradicionais”.
  • Diversificação de recursos num único produto. Ao adquirir cotas de um ETF, o investidor consegue capturar em seu portfólio o desempenho de todos os ativos que integram a carteira do fundo.
  • Maior agilidade na negociação: mais fácil de adquirir e se desfazer de do que em fundos de investimentos “tradicionais”, bastando alguns cliques no home broker da corretora.

DESVANTAGENS

  • ETFs não pagam proventos: os lucros recebidos das empresas que compõe o índice de referência do ETF são reinvestidos e geram valorização indireta ao cotista, em forma de valorização do patrimônio, mas não são distribuídos diretamente aos cotistas;
  • IR de 15% sobre ganho de capital independentemente do volume de venda, não havendo a isenção de IR que existe nas ações (para vendas de até R$20 mil no mês, em swing trade).

Na myProfit, você controla on-line sua carteira de investimentos, inclusive ETFs, com apuração de IR, preço médio, rentabilidade, lucros e prejuízos e muito mais!

Cancelar notificações