Imagem: Shutterstock
A atualização começou no final do dia de ontem (14) e hoje pela manhã, por volta das 3h43 a Merge foi concluída com sucesso.
O evento era muito aguardado pelo mercado e tem a expectativa de ajudar no crescimento da maior blockchain de contratos inteligentes do mundo.
A principal mudança ocorreu no sistema de mineração, passando de prova de trabalho (Proof-of-Work) para prova de participação (Proof-of-Stake).
Após cerca de 15 minutos depois da Merge, às 3h58, o primeiro conjunto de dados foi validado com sucesso utilizando o novo mecanismo.
O novo sistema trará uma redução de 99,90% de redução no consumo de energia elétrica, algo que era muito criticado na mineração de criptoativos.
O novo modelo é considerado muito mais ecológico, além de permitir mais escala e abrir espaço para empresas ESG.
A moeda vai passar a parecer mais como um ativo financeiro, pois os ETH alugados/bloqueados na corretora poderão render 5% a.a em ETH.
A atualização é considerada por especialistas como a mais importante da história das criptomoedas, por nunca ter ocorrido nada assim até hoje e também por conta do tamanho do Ethereum.