Recentemente publicamos um artigo com as principais regras de imposto de renda para os FIIs.
Porém, outra dúvida muito comum entre os investidores é de como declarar os fundos imobiliários.
Antes de tudo, o que você precisa saber é que, se investiu um real na bolsa de valores, já precisa entregar a declaração de IR no ano seguinte, ainda que não tenha imposto a pagar.
Ou seja, mesmo que tenha apenas comprado cotas e encerrado o ano sem vendê-las, deverá informar o seu saldo em cada fundo.
Pensando nisso, trazemos aqui o passo a passo de como declarar FIIs no IR 2022 (o prazo para declaração começa em 07/03/22 e vai até 29 de abril.
Portanto, neste artigo você vai saber como declarar:
- Os rendimentos dos FIIs;
- O seu saldo de cotas em 31/12;
- As negociações feitas durante o ano (lucro ou prejuízo obtidos).
DECLARANDO OS RENDIMENTOS ISENTOS:
Para declarar os rendimentos distribuídos recebidos regularmente dos FIIs, você deve lançar as informações na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, com o código 26 – Outros.
Insira o nome e o CNPJ do administrador do FII, conforme consta no informe de rendimentos recebido pela instituição e informe o nome do FII no campo “Descrição”.
Declarando o saldo de FIIs em 31/12:
Para declarar o saldo de cotas que possui nos seus FIIs, vá até a ficha “Bens e Direitos”, clique em novo e em “Grupo” selecione a opção “07 – Fundos”, em “Código” a opção “73 – Fundos de Investimento Imobiliário”.
Em seguida, especifique:
- o nome e o CNPJ do fundo ou da administradora do fundo;
- a corretora onde as suas cotas estão;
- o valor da cota.
Feito isso, descreva os valores nos campos “Situação” nas datas discriminadas.
Essas informações você encontra no informe de rendimentos enviado pela gestora do fundo.
Na verdade, se você é assinante anual da MyProfit, sua tarefa fica muito mais fácil.
Declarando negociações de FIIs (ganhos e perdas):
Porém, se você negociou cotas ao longo do ano anterior, precisará preencher a ficha “Renda Variável”, selecionando a opção “Operações de Fundos de Investimento Imobiliário”.
Nela você informará o ganho líquido recebido ou o prejuízo obtido na venda. Este lucro está sujeito à 20% de IR e a responsabilidade pelo pagamento é do investidor, via DARF.
Assinante myProfit emite DARF diretamente pela plataforma.
O valor do pagamento deverá ser preenchido no campo “Imposto Pago”.
E, por fim, lembre-se de revisar as informações inseridas, garantindo que está tudo certo e, assim, evitando que haja pendência com a Receita.
Dica final:
Assinante anual da MyProfit tem a vida muito mais fácil na hora de declarar o imposto de renda, afinal, receberá o Informe de IR, um relatório personalizado e exclusivo, com todas as informações que deverão ser preenchidas no programa de declaração da Receita de 2022. É só copiar e colar!