Reino Unido anuncia pacote de corte de impostos para estimular a economia

Foto/Getty Images

O Reino Unido anunciou nesta sexta-feira (23) um novo plano de crescimento que inclui o maior pacote de cortes de impostos já proposto.

A inflação na Inglaterra está com uma das taxas mais altas desde a década de 1980, atualmente em 9,9% a.a.

Por conta da inflação nas máximas, ontem o Banco da Inglaterra (BoE) precisou elevar a taxa de juros para a maior desde 2008, chegando a 2,25%.

O pacote anunciado é uma tentativa de estimular a economia em um momento que o país sofre com a inflação alta e prestes a entrar em recessão.

A taxa básica de imposto de renda será reduzida de 20% para 19% em abril de 2023, adiantando um ano do planejado anteriormente. Para as empresas será mantido o imposto de 19%, sem aumentar para 25% como previsto.

A meta de crescimento foi ambiciosa, projetando 2,5% e garantindo financiamento sustentável para serviços públicos além de melhorar os padrões de vida da população.

O plano custará cerca de 45 bilhões de libras (US$ 50 bilhões) aos cofres públicos. Esse valor somará a outros 60 bilhões de libras (US$ 66,5 bilhões) referentes ao planos de ajuda às contas de energia doméstica.

Cancelar notificações