Bolsonaro promete manter zerados impostos sobre combustíveis em 2023

Foto: Agência Brasil

Nesta quarta-feira (17) o presidente Jair Bolsonaro, afirmou ter conversado com parte de sua equipe econômica visando manter zerados impostos federais sobre combustíveis em 2023 (gasolina, diesel, álcool e gás de cozinha).

Além disso, o presidente negocia com o Ministério da Economia a possibilidade de também zerar os tributos federais sobre o querosene de aviação. Bolsonaro deu declaração nesse sentido em evento com prefeitos realizado no Hotel Royal Tulip, em Brasília.

“Hoje tive mais uma conversa com parte da equipe econômica do Paulo Guedes sobre o PLOA, o nosso Orçamento. Garantimos para o ano que vem continuar com zero imposto federal sobre gasolina, diesel, álcool e gás de cozinha”, afirmou. “Pedi para o pessoal ver se pode também zerar impostos de querosene de aviação”, acrescentou o presidente.

Nos últimos meses o governo se caracterizou, junto do Congresso Nacional, pela disposição em reduzir a carga tributária sobre combustíveis, energia e telecomunicações.

Exemplo disso, foi aprovação da Lei Complementar 194/2022, que impôs um teto de 17% a 18% na alíquota do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, telecomunicações e transporte coletivo.

Assim, a se concretizar, a manutenção dos cortes de impostos sobre combustíveis para 2023 pode fazer com que a queda da inflação siga para além de 2022, mudando um pouco o cenário esperado hoje pelos especialistas.

Atualmente, os especialistas ouvidos pelo Banco Central esperam queda da inflação no curto prazo, mas a subida para 2023 e 2024 (veja aqui).

Cancelar notificações