Imagem: Cybavo
A transição da Ethereum de PoW (Proof of Work) para PoS (Proof of Stake) está próxima de acontecer, portanto o ETH deixará de ser minerado como prova de trabalho e passará para prova de participação.
Durante a teleconferência deste mês, foi proposto o dia 19 de Setembro de 2022 para acontecer a fusão. A data oferecida não foi rejeitada pelos desenvolvedores.
“Essa linha do tempo da Merge não é final, mas é extremamente emocionante vê-la acontecendo”, esclareceu o desenvolvedor superphiz.eth.
A jornada de transição para o ETH 2.0 teve início em 1 de Dezembro de 2020, com o lançamento da Beacon Chain.
Estava programado para ser lançada a fase 1 em meados de 2021 mas foi adiada para o começo de 2022 devido ao trabalho inacabado. Novamente atrasou o lançamento e no início de Junho deste ano, a rede de testes Sepolia Beacon Chain foi ao ar.
O julgamento final será na rede Goerli, prevista para a primeira quinzena de Agosto. Após esta fase, a Merge oficial se tornaria prioridade para os devs com previsão para a segunda quinzena de Setembro.
Segundo Vitalik Buterin, a próxima transição da Ethereum para um mecanismo de consenso Proof of Stake pode reduzir o consumo de energia da rede em mais de 10.000x.
“Isso que estamos construindo não é mais apenas um jogo e sim uma parte significativa de uma nova era”, afirmou o fundador.
O debate PoS vs PoW tem sido de longa data, onde os defensores do PoS afirmam que é mais amigável ao meio ambiente e igualmente seguro, enquanto os defensores do PoW chamam o PoS de centralizado e menos seguro.