As ações da Amazon (AMZN; AMZO34) começaram a ser negociadas nesta segunda-feira (6) já com o desdobramento (split) aprovado no ultimo dia 26 de maio. Foi o primeiro desdobramento de ações da empresa em 23 anos.
A proporção foi de 1 para 20. Com isso, o preço de cada ação foi dividido por 20 e a quantidade de ações no mercado foi multiplicada também por 20.
Na myProfit o investidor, como sempre, não precisa se preocupar. O sistema já atualizou o preço e a quantidade das ações e do BDR da Amazon, ajustando tudo na conta de quem possui os ativos. Ainda não conhece a myProfit? Clique aqui e descubra como sua vida de investidor pode ser mais simples.
Além disso, em termos de valor patrimonial não muda para o acionista nem para a empresa, ou seja, não há ganhos nem perdas para o investidor nessa operações, já que o valor total investido segue o mesmo.
O que é o desdobramento de ações?
O desdobramento de ações é o processo no qual a empresa divide a mesma quantidade de ações que possui no mercado, passando a ter mais “pedaços” disponíveis para negociação.
Com isso, negociam-se mais ações, mas por um preço proporcionalmente menor do que o anterior, sem que haja aumento do valor patrimonial.
COMO FUNCIONA?
Pense numa pizza que antes era cortada em 8 fatias e passa a ser cortada em 12.
É a mesma pizza, de mesmo tamanho, apenas cortadas em mais pedaços, fazendo com que cada fatia seja menor.

A pizza é a empresa, as fatias são ações. A quantidade de ações disponíveis aumenta, mas o preço de cada uma delas diminui.
No caso da Amazon, as ações negociados nos EUA fecharam em US$ 2.447 por ação na sexta-feira (04), ou US$ 122,35 ajustados pelo desdobramento.
A empresa fundada por Jeff Bezos informou que a divisão proporcionaria aos funcionários mais flexibilidade na forma como gerenciam seu patrimônio e tornaria a ação mais acessível a quem deseja investir na Amazon.
Com o desdobramento, as ações registradas no fechamento dos negócios em 27/05/2022 receberam 19 ações adicionais para cada ação detida nessa data refletida em suas contas.
Por que fazer desdobramento?
Normalmente as empresas realizam o desdobramento de suas ações quando consideram que o preço das ações está muito alto e desejam torná-las mais acessíveis.
Desta forma, atraindo mais investidores, a empresa aumenta a liquidez dos papéis, uma vez que há uma quantidade maior de pessoas negociando os seus papéis e aumenta a sua visibilidade no mercado.
Por fim, lembramos que para o investidor o desdobramento não muda nada em termos patrimoniais, pois divide-se o preço da ação na mesma proporção em que a quantidade de papeis negociados é multiplicada.