O Federal Reserve (Fed), por meio do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) reduziu a taxa básica de juros dos EUA novamente.
Agora a taxa foi fixada no intervalo entre 4,50% e 5,75%. O Fomc decidiu pelo corte após reunião realizada entre quarta (06) e quinta-feira (07).
Assim, o Comitê do Fed dá continuidade ao ciclo de expansão monetária, após a redução de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros em setembro, a primeira em mais de quatro anos.
A decisão foi unânime (ao contrário da última decisão) e está em linha com as expectativas do mercado.
No comunicado, o colegiado disse considerar que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente equilibrados.
Além disso, segundo os integrantes do Fomc, indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir a um ritmo sólido.
“Desde o início do ano, as condições do mercado de trabalho geralmente diminuíram e a taxa de desemprego aumentou, mas permanece baixa. A inflação progrediu em direção à meta de 2% do Comitê, mas permanece um pouco elevada”, diz o texto.
Por fim, destaca-se que o Fomc se reunirá novamente para decidir sobre os juros americanos entre os dias 17 e 18 de dezembro de 2024, na última reunião do ano.